28 fevereiro 2017

Vinagre é arma eficaz no combate à larva do mosquito da dengue

Vinagre é arma eficaz no combate à larva do mosquito da dengue

Os testes realizados com apoio da Castelo Alimentos mostram que basta colocar uma colher de sopa do produto em vasos, pneus e outros focos do inseto



O vinagre usado para temperar saladas e carnes também é uma arma poderosa e ecologicamente correta para combater as larvas do mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão da dengue, zika vírus e chikumgunya. É o que revela uma pesquisa realizada por um grupo formado por especialistas do Centro de Controle de Zoonoses, de Piracicaba (SP), com apoio da Castelo Alimentos, fabricante líder do segmento de vinagres.

Segundo o estudo "Ação do ácido acético, contido no vinagre, sobre as larvas do Aedes aegypti", o vinagre provoca uma reação letal no sistema digestivo das larvas do inseto, que assim como os peixes, absorvem a água do meio em que vive para extrair fungos, bactérias, protozoários, detritos orgânicos, sais minerais e outros elementos com os quais se alimentam.

Testes realizados mostram que a solução de água com concentração acima de 5% de vinagre, independentemente do tipo, é suficiente para exterminar totalmente as larvas do Aedes aegypti. Ou seja, basta aplicar 50ml ou mais de vinagre para cada litro de água empoçada.

Para eliminar o foco do mosquito, coloque uma colher de sopa do produto em vasos, nos pneus, garrafas e outros locais em que há presença de larvas. O resultado ocorre de 3 a 4 horas. O vinagre ainda mantém sua eficácia por oito dias após a sua aplicação.

"Além da eficácia no combate ao foco do mosquito, o vinagre traz uma série de vantagens. É um produto de custo bastante acessível, facilmente encontrado e biodegradável", afirma Marcelo Cereser, diretor superintendente da Castelo.

Sobre a Castelo Alimentos
No mercado desde 1905, a Castelo Alimentos, antiga Vinagre Castelo, sempre se destacou por ocupar a posição líder no mercado brasileiro de vinagres, ainda hoje responsável por cerca de 30% da produção nacional. Ao longo de sua trajetória de sucesso, e, para atender os anseios e necessidades de seus exigentes consumidores, a empresa passou a oferecer um leque diversificado de produtos alimentícios com sabor saudável. Assim, a Castelo hoje é considerada uma das mais importantes indústrias de alimentos, comercializando, desde vinagres de vinho, de arroz, maçã e saborizados, até temperos completos, molhos para salada, molhos condimentados, balsâmicos, azeite e conservas. Para saber mais, acesse: www.casteloalimentos.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi gente, deixe aqui sua opinião sincera! Respondo todos os comentários e retribuo todas as visitas!!! Beijos e fique com Deus!

Copyright Text