27 maio 2015

Você sabe o que é esclerose múltipla?


No Dia Mundial da Esclerose Múltipla, 27 de maio, nada melhor do que reforçar informações e conscientizar a população a respeito da doença que afeta a vida de mais de dois milhões de pessoas em todo o mundo. 
Famosa que luta contra a esclerose múltipla.
A esclerose múltipla é uma doença autoimune que causa inflamação do sistema nervoso central, fazendo com que o corpo ataque a si mesmo. Ou seja, o organismo confunde e ataca a capa dos axônios, chamada de bainha de mielina, camada proteica que cobre e protege os nervos. Assim, acontece a degeneração dos axônios e os impulsos nervosos não são transmitidos, o que pode causar distúrbios de visão, motores e sensitivos e pode até impedir que os pacientes realizem movimentos e se locomovam. 

De acordo com o neurologista do Hospital VITA Curitiba, Cleverson de Macedo Gracia, a esclerose múltipla afeta, mais frequentemente, populações de latitudes altas, onde a prevalência do frio é maior. "Na Europa e Estados Unidos, a doença é bem mais frequente do que no Brasil, por exemplo", explica. Além disso, atinge especialmente as mulheres jovens, na faixa etária de 20 a 40 anos, uma fase muito produtiva da mulher, inclusive no assunto fertilidade. 

O diagnóstico da doença se baseia em sintomas clínicos característicos, além da ressonância magnética nuclear, exame que se assemelha a tomografia computadorizada, exceto pelo uso da energia eletromagnética para produzir as imagens, no lugar do raio X. As imagens são bem especificas e neurologistas em geral não tem dificuldade para identificar a doença.

O tratamento da doença é voltado para equilibrar o sistema imune e existem várias opções terapêuticas: os mais antigos são os imunomoduladores, que são medicações injetáveis. Já os mais modernos podem ser injetáveis ou de via oral. No entanto, em geral, pacientes reagem de formas diferentes, o que dificulta o tratamento e a escolha do medicamento.

5 comentários:

  1. Graças a Deus a minha doença autoimune não é assim tão grave, é uma alergia nas extremidades ...
    Mas que some assim que eu reequilibro meu emocional ...

    seria tão bom se conseguíssemos manter a serenidade né?

    Bjão flor gostei muito do tema ...
    My

    ResponderExcluir
  2. Arrasou !!
    Adorei muito seu post, já estou seguindo pra ficar por dentro das novidades!!

    Beijs ♥

    www.blogdagra.com.br

    ResponderExcluir

Oi gente, deixe aqui sua opinião sincera! Respondo todos os comentários e retribuo todas as visitas!!! Beijos e fique com Deus!

Copyright Text